Pular para o conteúdo principal

Esquerda Caviar: A hipocrisia dos artistas e intelectuais progressistas no Brasil e no mundo - Rodrigo Constantino

Publicado em 2013 pela editora Record, "Esquerda Caviar: a hipocrisia dos artistas e intelectuais progressistas no Brasil e no mundo" é um livro que se propõe a desmascarar aquilo que o autor Rodrigo Constantino considera a principal contradição da elite intelectual e artística de esquerda: pregar idéias socialistas enquanto desfruta dos confortos do capitalismo. O termo "esquerda caviar" — originário da expressão francesa "gauche caviar" — designaria, segundo Constanino, um fenômeno de hipocrisisa generalizada entre artistas, intelectuais e políticos progressistas.

O livro está estruturado em três partes principais: na primeira, o autor especula sobre as "origens" do fenômeno, elencando cinco possíveis "causas" que vão do oportunismo ao niilismo; na segunda, ataca as principais "bandeiras" da esquerda contemporânea — antiamericanismo, defesa do multiculturalismo, pacifismo, ambientalismo, entre outras; na terceira, dedica-se a uma galeria de "ícones" da esquerda caviar, de Barck Obama a Chico Buarque.

A despeito de sua ambição crítica, o livro de Constantino apresenta uma série de problemas que comprometem sua validade como análise política séria. O que se segue é a exposição de alguns pontos que detalham essas fragilidades.

 

Problemas metodológicos: O apelo à anedota como prova

O principal vício metodológico de "Esquerda Caviar" reside em sua dependência quase exclusiva de evidências anedóticas. Constantino contrói seu argumento sobre uma base de exemplos isolados — a revista "Caros Amigos" que demite funcionários, a mansão de Al Gore que consome energia excessiva, o jatinho de Harrison Ford — e a partir dessas ocorrências particulares pretende derivar conclusões universais sobre um suposto "fenômeno" da esquerda.

Temos aí o uso de generalização apressada. Como bem observa o filósofo da ciência Karl Popper em "A lógica da pesquisa científica", para validar uma hipótese generalizante é necessário muito mais do que "exemplos favoráveis"; é preciso um exame sistemático de contraexemplos e um método que permita a falseabilidade. Constantino opera em sentido inverso: seleciona casos que "corroboram" sua tese e os apresenta como se fossem representativos do todo.

O autor parece desconhecer que a crítica séria a correntes políticas exige análise estrutural, não anedótica. O sociólogo Pierre Bourdieu, em "A distinção", demonstra como o estudo das relações entre posição social e prática política demanda instrumentos metodológicos rigorosos — análise estatística, levantamento de dados, estudo das disposições de classe — e não o recurso a exemplos pitorescos colhidos em revistas de celebridades.

 

Equívocos conceituais: A indefinição do próprio objeto

O livro padece de uma fragilidade conceitual fundamental: nunca fica claro quem exatamente compõe a "esquerda caviar". Em alguns momentos, trata-se de artistas e intelectuais; em outros, de políticos como Lula e Dilma; em outros ainda, de burocratas estatais; em outros, de ONGs e movimentos sociais. A categoria se expande e contrai conforme a conveniência argumentativa.

Esta imprecisão conceitual é grave. O filósofo político Norberto Bobbio, em "Direita e Esquerda", demonstra que qualquer análise que pretenda classificar posições políticas precisa estabelecer critérios claros — para Bobbio, o critério fundamental era a atitude em relação à igualdade social. Constantino não oferece critério algum. "Esquerda caviar" parece ser simplesmente qualquer pessoa de esquerda que tenha alguma riqueza material, o que transforma o termo em um insulto vazio, não em uma categoria analítica.

A consequência é que o autor confunde sistematicamente diferentes posições políticas. Coloca no mesmo saco social-democratas, comunistas, nacionalistas, ambientalistas e liberais sociais. Trata como equivalentes fenômenos políticos radicalmente distintos, ignorando décadas de teoria política que demonstram as diferenças fundamentais entre tradições socialistas, sociais-democratas e progressistas.

 

Distorções históricas: O apagamento da especificidade dos regimes

Um dos aspectos mais problemáticos do livro é seu tratamento da história, especialmente em relação aos regimes comunistas. Constantino repete um movimento argumentativo já conhecido: equiparar comunismo e nazismo como "totalitários equivalentes", ignorando as profundas diferenças históricas, ideológicas e estruturais entre ambos.

O historiador Ian Kershaw, em seu monumental "A era dos extremos", demonstra que, embora tanto o stalinismo quanto o nazismo tenham sido regimes autoritários com características totalitárias, suas origens, objetivos e dinâmicas eram radicalmente distintos. O nazismo emergiu como uma reação violenta ao comunismo, construiu sua ideologia sobre o racismo biológico e a expansão territorial, e tinha no extermínio sistemático de populações inteiras um objetivo central. O stalinismo, por sua vez, emergiu de uma revolução que pretendia abolir a propriedadde privada dos meios de produção e construir uma sociedade igualitária — por mais que alguns de seus métodos tenham sido brutais e seus resultados trágicos e discutíveis.

Ao equiparar os regimes, Constantino não apenas comete um erro histórico, mas também abe mão da capacidade de análise que permite distinguir diferentes formas de autoritarismo e suas respectivas consequências. Como argumenta Hanna Arendt em "As origens do totalitarismo", é justamente a capacidade de fazer distinções precisas que permite ccompreender os fenômenos políticos em sua complexidade.

O autor também ignora que a crítica ao stalinismo e aos excessos do comunismo foi feita, desde cedo, por pensadores de esquerda. Leon Trotski, Rosa Luxemburgo, George Orwell — todos poduziram críticas devastadoras ao burocratiso soviético a partir de perspectivas socialistas. Constantino apresenta a crítica ao comunismo como monopólio da direita, ignorando toda uma tradição crítica de esquerda antiautoritária.

 

Falácias argumentativas: O uso sistemático do espantalho

Ao longo do livro, Constantino recorre com frequêcia à falácia do espantalho, construindo versões caricaturais das posições que pretende refutar para depois derrubá-las facilmente. Um exemplo paradigmático está no capítulo sobre "justiça social". O autor apresenta a defesa da igualdade como se fosse uma demanda por igualdade absoluta e indiferenciada, ignorando que a tradição social-democrata — aquela que efetivamente influencia a política em democracias ocidentais — defende algo muito mais modesto: igualdade de oportunidades, acesso universal a serviços básicos, e uma distribuição que assegure padrões mínimos de dignidade.

O filósofo político John Rawls, em "Uma teoria de justiça", oferece uma fundamentação sofisticada para a justiça distributiva que nada tem a ver com o nivelamento absoluto que Constantino atribui à esquerda. Rawls argumenta que desigualdades podem ser justificadas desde que beneficiem os mais desfavorecidos — um princípio radicalmente diferente da caricatura apresentada por Constantino.

Outro exemplo é o tratamento do ambientalismo. Constantino reduz o movimento a um "ecoterrorismo" e cita exemplos extremos (como a taxação da flatulência bovina) como se fossem a essência do pensamento ambientalista, ignorando décadas de pesquisa científica sobre mudanças climáticas, poluição e sustentabilidade. O cientista político Anthony Giddens, em "A política das mudanças climáticas", mostra que o debate ambiental envolve questões complexas sobre desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e governança global — não o "alarmismo infundado" que Constanino atribui aos ambientalistas.

 

Inconsistência lógica: A crítica da hipocrisisa é hipócrita?

Talvez a contradição mais flagrante do livro esteja em sua própria estrutura argumentativa. Constantino critica a "esquerda caviar" por pregar o socialismo enquanto desfruta do capitalismo. Mas o que ele está fazendo ao escrever e publicar este livro? Atuando como intelectual que vive do mercado editorial capitalista, recebendo cachês por palestras, usando os meios de comunicação que o capitalismo proporciona para atacar o capitalismo?

Destacamos aqui o paradoxo: a crítica à hipocrisia da esquerda só pode ser sustentada se considerarmos que há algo de errado em participar do sistema econômico que se critica. Mas se esse é o critério, então o próprio Constantino — que é um agente do mercado, que vende livros, que cobra por palestras — estaria igualmente sujeito à mesma acusação. A não ser, é claro, que ele não esteja criticando o capitalismo; mas então qual é exatamente o objeto de sua crítica?

Essa inconsistência revela que o problema do livro não é de conteúdo, mas de método. Constantino não está interessado em analisar a relação entre posição social e produção intelectual — um tema que, aliás, tem uma tradição rica na sociologia do conhecimento, de Karl Mannhein a Pierre Bourdieu. Seu interesse é apenas retórico: desqualificar adversários políticos acusando-os de incoerência.

 

Reducionismo econômico: A incompreensão das críticas ao capitalismo

No livro, Constantino demonstra uma compreensão bastante limitada das críticas ao capitalismo. Ele trata o sistema econômico como um "dado natural" e assume que qualquer crítica a ele só pode ser motivada por má fé ou ignorância. Esta postura o impede de engajar seriamente com a tradição da crítica econômica.

O economista Thomas Piketty, em "O capital do século XXI", demonstrou uma tendência à concentração de renda que coloca em questão a sustentabilidade política e social do capitalismo contemporâneo. O economista Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia, mostrou como o desenvolvimento precisa ser avaliado não apenas pelo crescimento do PIB, mas pela expansão das capacidades humanas. O sociólogo Karl Polanyi, em "A grande transformação", analisou como a mercantilização excessiva da terra, do trabalho e do dinheiro poduz crises recorrentes.

Nenhuma dessas tradições de crítica ao capitalismo — que são sofisticadas, bem fundamentadas e produzem altternativas viáveis — aparece no livro de Constantino. Em seu lugar, temos a redução da crítica econômica à "inveja" ou ao "ressentimento", como se não houvesse argumentos racionais que fundamentassem a defesa de políticas distributivas.

 

Problemas retóricos: O uso do Ad Hominem como estratégia principal

A obra de Constantino é um verdadeiro catálogo de ataques ad hominem. O autor não busca criticar ou discutir idéias; precisa sempre associá-las a supostas falhas morais, contradições pessoais ou vícios de caráter de seus defensores.

O tratamento dispensado a Chico Buarque é ilustrativo. Em vez de engajar com a obra do compositor ou discutir os argumentos que ele apresenta publicamente, Constantino se dedica a detales de sua vida privada: o apartamento no Leblon, o terreno para jogar futebol, a suposta "hipocrisia" de não se mudar para Cuba. Mas o que isso tem a ver com a validade das críticas de Chico Buarque à desigualdade brasileira?

Essa estratégia retórica é um recurso muito utilizado para evitar o debate substantivo. O filósofo Jürgen Habermas, em "Teoria do agir comunicativo", demonstra que a esfera pública democrática depende da capacidade de separar a validade dos argumentos das características pessoais de quem os enuncia. Ao ignorar esse princípio, Constantino não está fazendo crítica política; está praticando o que ele mesmo acusa os outros de fazer: reduzir o debate a questões de imagem e aparência.

 

Equívoco metodológico: A confusão entre crítica e ataque pessoal

Rodrigo Constantino parece confundir sistematicamente a análise política com a biografia moral dos agentes políticos. Ele não se pergunta, por exemplo, se a posse de um apartamento no Leblon invalida automaticamente uma crítica à desigualdade. Essa questão exigiria uma reflexão sobre o que significa, para um intelectual ou artista, posicionar-se publicamente em questões políticas — uma reflexão que poderia ser produtiva, mas que o livro não realiza.

O sociólogo francês Luc Boltanski, em "O amor e a justiça como competências", analisou como a crítica social envolve sempre uma relação complexa entre posição do crítico e o objeto da crítica. Não há necessidade de coerência biográfica para a validade de um argumento; o que importa é a força do argumento, não o estilo de vida de quem o enuncia.

Constantino, ao contrário, opera com uma lógica simplista: quem critica a desigualdade não pode ter privilégios; quem defende políticas ambientais não pode usar avião; quem se opõe ao capitalismo não pode acumular riqueza. Está lógica, se aplicada consistentemente, tornaria impossível qualquer forma de engajamento político — pois todos os críticos vivem, em alguma medida, dentro das estruturas que criticam. O que Constantino apresenta como hipocrisia é, na verdade, a condição mesma de possibilidade da crítica social.

 

"Esqerda caviar", de Rodrigo Constantino é um livro de peça panfletária que se apresenta como análise politica séria, mas fracassa em cumprir os requisitos mínimos de rigor argumenativo, conceitual e metodológico.

Seus problemas são múltiplos e interligados: depende de evidências anedóticas que não podem sustentar generalizações; opera com categorias conceituais vagas e mal definidas; distorce a história ao equiparar regimes políticos radicalmente distintos; recorre sistematicamente à falácia do espantalho; incorre em contradições lógicas que fragilizam sua posição e argumentos; demonstra incompreensão da tradição de crítica econômica; substitui o debate de idéias por ataques ad hominem; e confunde análise política com biografia moral.

O que torna esta obra particularmente problemática não é apenas sua fragilidade argumentativa, mas sua pretensão de oferecer uma "chave de leitura" para a política contemporânea. Constantino pretende desmascarar a esquerda, mas termina por oferecer um retrato caricatural que não se sustenta diante de qualquer exame mais cuidadoso.

Há, sem dúvida, questões importantes sobre a relação entre posição social e compromisso político, sobre os limites da crítica social, sobre as contradições inevitáveis entre discurso e prática. Mas essas questões exigem um tratamento mais sofisticado do que a tentativa oferecida por Constantino. Exigem análise estrutural, não anedótica; exigem rigor conceitual, não redução a insultos; exigem engajamento com o pensamento dos adversários, não sua caricatura.

"Esquerda caviar" pode funcionar como um produto editorial que atende a um público já convencido da correlação de sua perspectiva. Como análise política, porém, é um livro que ilude mais do que tenta esclarecer, que simplifica mais do que tenta explicar, e que, ao final, contribui muito mais para o empobrecimento do debate público do que para seu enriquecimento.

Como argumentou o filósofo Isaiah Berlin em seu "A força das idéias", a tarefa do pensamento crítico não é demonizar adversários, mas compreender as complexidades do mundo social. Nesse aspecto, o livro de Constantino falha duplamente: não compreende a complexidade daquilo que critica e, ao fazê-lo, oferece uma visão empobrecida e enviesada do próprio campo político que pretende defender. 

Comentários

Leia também:

A lógica dos juros altos e o desmonte da economia real

No recente artigo publicado na Folha de São Paulo, " Selic em 15% faz bilionário ganhar R$ 400 mil por dia sem produzir nada ",  o professor de economia Ladislau Dowbor lança mão de um dado simples, quase didático, para escancarar um problema estrutural da economia brasileira: com a taxa Selic em torno de 15% ao ano, um bilionário que aplica R$ 1 bilhão em títulos públicos pode auferir algo próximo de R$ 400 mil por dia sem produzir absolutamente nada. O impacto do número não é casual. Dowbor usa o exemplo como um recurso pedagógico para revelar uma engrenagem invisível do sistema econômico, muitas vezes naturalizada no debate público, mas que tem efeitos profundos sobre desigualdade, crescimento e democracia. Esse argumento não aparece isolado. Ele se insere em uma reflexão que o autor vem desenvolvendo há décadas sobre a transformação do capitalismo contemporâneo, especialmente em obras de sua autoria como "A era do capital improdutivo" e "O capitalismo se d...

O espelho invertido: quando os conservadores acusam a esquerda de doutrinação

Existe algo profundamente contraditório — e até sintomático — no modo como o conservadorismo atual se posiciona no debate público. Com uma convicção quase teatral, acusa a esquerda de "doutrinar" nas escolas, em universidades, produções culturais e até as relações familiares. Alega que esquerda estaria transformando o ensino e a cultura em instrumentos de manipulação ideológica, contaminando tudo com idéias "subversivas", "globalistas" e "marxistas". Esse discurso soa combativo, indignado, quase messiânico. Mas é justamente aí que mora o contrassenso: os mesmos conservadores que acusam a esquerda de doutrinação, eles próprios constroem e sustentam um aparato cada vez mais eficaz de doutrinação ideológica. Troca-se a tinta vermelha pelo verde e amarelo, mas o método é algumas vezes similar e até pior: repetir chavões, blindar dogmas, deslegitimar o pensamento crítico e reduzir o mundo a uma luta entre "os bons" e "os doutrinadores...

O socialismo imaginário do patriotismo tabajara: um ensaio sobre os erros, distorções e mal-entendidos de uma visão delirante

Há uma certa modinha naquilo que se classifica como "pensamento conservador contemporâneo": sempre que a sociedade muda, aparece alguém gritando "socialismo!". O simples aumento de direitos trabalhistas, a ampliação do acesso às universidades, ou mesmo o debate crítico sobre o orçamento — tudo vira prenúncio de um novo gulag. Um artigo muito patriótico intitulado "O socialismo travestido de democracia na era pós-socialista" , acaba sendo um exemplo bastante didático dessa modinha catastrófica: um texto que tenta parecer uma reflexão filosófica sobre democracia, mas acaba sendo mais uma cartilha ideológica de delírios paranoicos sobre um suposto "projeto socialista mundial" que só se materializa nas mentes de gente como o autor do referido texto. O problema não é ser conservador. É argumentar confundindo filosofia com corrente de grupos de WhatsApp.    Quando toda democracia é socialismo  O patriota inicia seu texto da seguinte forma: As novas for...